top of page
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Instagram Icon

Criando Mandalas

Cores

Embora uma mandala possa ser criada à partir de diversas técnicas e materiais (madeira, metal, vidro, material reciclado, sementes, pedras, papel, tecido, etc.) a cor é um ingrediente importante e praticamente indispensável. - Quando acordamos pela manhã e vemos um dia escuro ou chuvoso rapidamente somos invadidos pela desagradável sensação de que possivelmente este não será um bom dia. Já a claridade nos faz sentir mais confortados e otimistas; e um dia claro e ensolarado desperta muito mais facilmente sentimentos e sensações agradáveis, pois vemos as cores do céu, das árvores, das pessoas, objetos e tudo o mais que nos rodeia com uma clareza maior.

As cores enchem os olhos e, quando bem combinadas, mobilizam mais fácil e agradavelmente sentimentos e desejos. Uma clara evidência da influência da cor em nossa disposição - isso, sem falar na cromoterapia, método de cura largamente utilizado - em fazer ou deixar de fazer alguma coisa é a sua utilização na comunicação visual (propagandas em geral, propagandas de alimentos, embalagens, etc.) e na decoração de ambientes, tornando-os mais impessoais ou acolhedores, dependendo do gosto e intenção do cliente.

Há cores que destacam, cores que disfarçam, cores que parecem aumentar espaços e volumes, cores que dão a sensação de limpeza, cores que despertam ou eliminam o apetite... Lembro-me do dia em que minha criativa irmã resolveu fazer sonhos com o creme colorido de anilina azul. Ficaram com uma aparência interessantemente extraterrestre mas, embora o gosto fosse o mesmo que se pode esperar de um sonho, ninguém comeu mais do que um; o resto acabou estragando na geladeira.

Portanto, visto que a cor influencia nossa disposição e tem o poder de induzir e alterar nossas escolhas, uma mandala harmoniosamente colorida pode estimular e despertar sentimentos agradáveis que, por sua vez, são expressos na forma de atitudes positivas.

   

   

Josana Camilo

maio. 2005

Amarelo

O amarelo é, devido a sua luminosidade, uma cor insistente, que cansa a vista rapidamente e desperta irritação quando utilizado em grandes áreas ou fixado por muito tempo - é uma cor "nervosa" e agressiva, que salta à vista. Porém, utilizado em áreas mais modestas o amarelo alegra, estimula e desperta a atividade mental facilitando a associação de idéias. É um poderoso ativador mental.

Algumas correlações:
Sol, luz, riqueza, processos mentais, inteligência, sabedoria, filosofia, comunicação, expansividade

Sua utilização favorece:
Percepção, clareza nos pensamentos, discernimento, auto-confiança, auto-satisfação, auto-controle, otimismo, alegria, bom humor, sociabilidade.

Em excesso:
Agressividade, irritação, impaciência, tagarelice, pedantismo, irreflexão, insônia.

Azul

A expressão "tudo azul!", creio que não muito em voga nos dias atuais, era utilizada como pergunta ou resposta em cumprimentos bastante informais, significando simplesmente: "tudo bem", "tudo em paz". O azul é assim, simples e desprovido de formalidades; tranqüilo e pacífico. É uma cor apreciada por muitas pessoas; dificilmente veremos alguém dizer não gostar do azul. Apesar de ser uma cor fria, um límpido céu azul parece fazer o dia muito mais promissor do que um nebuloso céu acinzentado; é uma questão de associação. O azul contrai e se afasta, por isso é muitas vezes utilizado como cor de proteção e limpeza espiritual.

Algumas correlações:
Paz, elevação espiritual, religiosidade, bondade, caridade, purificação, limpeza, intuição, passividade, o feminino.

Sua utilização favorece:
Paz interior, tranqüilidade, calma, equilíbrio, pensamentos elevados, dissipação de temores, restabelecimento.

Em excesso:
Sonolência, desânimo, letargia, preguiça, depressão, tristeza.

Índigo

A cor Índigo também conhecida por azul-anil é uma cor fria e agradável para se olhar por tempo prolongado.

Algumas correlações:
Lealdade, refinamento, transição, espiritualidade, transcendência, profundidade, poder.

Sua utilização favorece:
Intuição, percepção, responsabilidade, disciplina, confiança, devoção, persistência, motivação, superação, ideais elevados, compreensão, harmonia, tolerância, calma, memória, elevação mental.

Em excesso:
Falta de visão, pessimismo, obstrução, desânimo, opressão, insegurança.

Laranja

Cor quente e estimulante o laranja carrega a energia, atenuada, do vermelho e está relacionada aos sentimentos e desejos mundanos. Sofre ainda alguns preconceitos, mas lentamente vem sendo mais apreciado pelas pessoas, talvez por ser um ótimo antidepressivo.

Algumas correlações:
Prazer, saciedade, matéria, assimilação, exteriorização, festividade.

Sua utilização favorece:
Alegria, jovialidade, otimismo, prosperidade, expansividade, dinamismo.

Em excesso:
Descomprometimento, procrastinação, individualismo, compulsão, ansiedade, culpa.

Lilás

Algumas correlações:
Purificação astral, limpeza, serenidade, confiança, transmutação, elevação.

Sua utilização favorece:
Fé, intuição, sensibilidade, bom senso, simpatia, humildade, calma, equilíbrio.

Em excesso:
Depressão, pessimismo, letargia, pensamentos nebulosos, alienação.

Rosa

Resultado da mistura entre o vermelho e o branco a cor rosa transmite uma alegria suave e inocente. Sugere a energia amorosa em seu estado mais puro.

Algumas correlações:
Amor, união, bondade, afeto, delicadeza, aconchego, emoções, sentimentos, feminilidade, felicidade, romantismo.

Sua utilização favorece:
Amorosidade, bons sentimentos, auto-estima, aceitação, .amor incondicional.

Falta ou excesso:
Vulnerabilidade emocional, fanatismo, incompreensão.

Verde

Cor fria e agradável, remete à natureza e sua generosidade. É a cor da abundância, portanto relacionada à prosperidade.

Algumas correlações:
Natureza, Vida, renovação, regeneração, esperança, saúde, fertilidade, rejuvenescimento, frescor, viço.

Sua utilização favorece:
Moderação, calma, descanso, paz, equilíbrio, renovação, bons sentimentos, equilíbrio espiritual, confiança, segurança.

Em excesso:
Apatia, tristeza, avareza, ganância, compulsividade.

Vermelho

Cor da carne e do sangue, o vermelho deve ter sido uma das primeiras cores utilizadas pelo homem primitivo. É uma cor quente e estimulante e está intimamente relacionada à energia vital e aos instintos. O brilho e luminosidade do vermelho atraem o olhar e, por menor que seja, um objeto vermelho chama prontamente à atenção. O vermelho destaca e evidencia e não é por acaso que essa cor é largamente utilizada na comunicação visual (cartazes, propagandas, embalagens, etc.). Cor alegre, estimula a vista e desperta a vivacidade, é a cor preferida das crianças, que dão preferência à roupas e objetos coloridos de vermelho. Utilizada com moderação em ambientes, transmite alegria e impele à ação.

Algumas correlações:
Vitalidade, vigor, saúde, fertilidade, energia, erotismo, sexualidade, potência sexual, paixão, amor, magnetismo, atração, poder, fama, sucesso, coragem, dinamismo.

Sua utilização favorece:
Excitação, disposição, atividade, descontração, alegria.

Em excesso:
Exaltação, violência, agressividade, irritação, raiva, intolerância, impaciência, irreflexão, precipitação, temeridade, luxúria.

Violeta/Roxo

Algumas correlações:
Espiritualidade, misticismo, mistério, realeza, nobreza, liturgia.

Sua utilização favorece:
Coragem, generosidade, despojamento, espiritualização, fé, transmutação, limpeza espiritual, purificação.

Em excesso:
Austeridade, egocentrismo, pessimismo, dependência, fantasia, depressão, hiperatividade.

   

   

Clique para mais significados das cores

As cores e os 7 chacras

As cores e os 7 raios

As cores na Astrologia

As cores na cromoterapia

Índice

Josana Camilo
© É expressamente proibida a cópia, reprodução e divulgação do material exposto, através de qualquer meio, sem a autorização por escrito do autor e da proprietária do site.

bottom of page