Índice
Criando Mandalas
Criando
Com o conhecimento básico dos elementos componentes de uma mandala você pode criar mandalas para diversas finalidades.
Abaixo segue um exemplo básico e o passo-a-passo da criação de uma mandala para UNIÃO, HARMONIA E EQUILÍBRIO PARA A FAMÍLIA
1. Dando uma olhadinha na seção "Números" veremos que a vibração mais adequada para união, harmonia e equilíbrio familiar é a vibração 6. Portanto você pode inserir em um círculo (de uma forma ou de outra a base 1 sempre está presente nas mandalas e atua, no mínimo, como um invólucro aconchegante e protetor) uma figura geométrica ou outra forma qualquer que divida o espaço interno em seis partes.
2. Foi escolhida a forma de flor por ser a flor associada (entre outras coisas) à pureza, delicadeza e ao amor, mas qualquer outra forma que sugira o número 6, que seja compatível com a intenção da mandala, pode ser utilizada.
A flor de seis pétalas será o elemento que definirá a vibração básica da mandala.
3. Temos então a flor de seis pétalas inserida no círculo que, simbolizando unidade, proteção e aconchego, se transforma em receptáculo das energias de pureza, delicadeza e amor simbolizadas pela flor.
4. Supondo que a famíla em questão seja composta por quatro membros podemos utilizar um pequeno círculo para representar cada um deles. Nesse caso, cada círculo será a representação simbólica de uma pessoa com seus respectivos potenciais e individualidade - as células que compõem o "corpo" da família.
5. Entrelaçando os quatro círculos temos mais um símbolo: de união e integração equilibrada dessas quatro pessoas. Perceba que a forma resultante lembra uma flor, simbolizando o amor e a pureza de sentimentos que unem essas pessoas.
6. A nova flor (a família), inserida no centro da mandala, acaba por acrescentar uma outra vibração bastante conveniente à intenção original na mandala: a vibração do número 4 - estabilidade, organização, responsabilidade, construção e outros atributos positivos do 4 (ver em "Números").
7. Por último, mais um círculo, menor que os quatro círculos entrelaçados, desta vez representando a unidade formada pelos quatro membros da família.
Inserido no centro da mandala, coroa a união familiar e torna-se o ponto de convergência de onde e para onde fluem e refluem as energias de união, harmonia e equilíbrio.
8. Inserido no centro da mandala, coroa a união familiar e torna-se o ponto de convergência de onde e para onde fluem e refluem as energias de união, harmonia e equilíbrio.
9. A mandala é preenchida com cores em tons pastel para transmitir a sensação de suavidade e leveza, qualidades adequadas à sua finalidade.
O centro na cor branca simboliza a pureza e paz; é o ponto de tranqüilidade. A flor de quatro pétalas na cor rosa simboliza o amor existente em cada uma das pessoas e o tom mais escuro de rosa,
justamente nas áreas de intersecção dos círculos, simboliza o amor familiar.
A flor de seis pétalas, colorida em azul e verde claros, simboliza calma e tranquilidade. A cor azul, além de ser relaxante e tranqüilizante, é também a cor da compaixão, do zelo e da ternura. A cor verde, também relaxante, é a cor da harmonia, do equilíbrio, da afinidade e da regeneração. As duas cores se fundem em um turquesa claro, que favorece a comunicação e a expressão e também favorece à calma e ao equilíbrio.
O círculo colorido de amarelo claro simboliza a ação da inteligência, criatividade e expansividade, favorecendo assim uma comunicação inteligente e a interação alegre, criativa e bem humorada dos membros da família.
O espaço ao redor da mandala foi colorido de lilás claro e branco. A cor lilás representando a espiritualidade e a branca, na forma de feixes de luz, simbolizando a irradiação de paz, harmonia, tranquilidade e todas as boas qualidades da família para o mundo exterior.
Josana Camilo
maio. 2005
Josana Camilo
© É expressamente proibida a cópia, reprodução e divulgação do material exposto, através de qualquer meio, sem a autorização por escrito do autor e da proprietária do site.