Coisas da Lua

Satélite da Terra, em astrologia é conhecida como "luminar". É o astro que se movimenta mais rapidamente pelo zodíaco e é considerado, na interpretação astrológica, tão importante quanto o Sol . Completa sua órbita ao redor da Terra em 27,32 dias, o que corresponde a um mês sideral. Devido as relações mutáveis entre o Sol e a Terra, o espaço de tempo entre uma lua nova e outra é de 29,53 dias.

A Lua não influencia apenas as marés, o plantio, as colheitas...
Mexe e tem relação com a alma, com as emoções, com as necessidades mais básicas de do ser humano, fazendo ressaltar, de acordo com o signo em que está situada, estados de espírito ou melhor, de alma, diversos.

De forma poética (e também astrológica) está relacionada ao mundo mágico dos sonhos, da fantasia (viver no mundo da Lua) e do romance (a Lua Cheia dos namorados), também não se pode esquecer de seu lado mais sombrio (lembre-se da face escura da Lua), representado pelo inconsciente (coletivo e individual) e suas "memórias".

Individualmente é ela a responsável pelos altos e baixos emocionais, pela acentuação dos estados de impressionabilidade e pelas mudanças de humor. Todos já ouvimos dizer: "fulano acordou com a Lua virada" ou "ele é de Lua" ou ainda "não estou de boa Lua hoje" - estas são expressões que tem sua origem nas variações de humor e instabilidade emocionais causadas pela passagem da Lua nos signos e também pelos aspectos por ela formados com os outros planetas - também já ouvimos dizer, e isto é correto, que na Lua Cheia os loucos ficam mais exaltados.

Em um dia pensa-se em trabalhar, em outro prefere-se cuidar da família, em outro deseja-se amar e ser amado. Imagine-se pensando, por 364 dias do ano, apenas em trabalho... ou então em saúde. Não dá certo. O ser humano necessita de variedade nos interesses e , entre outras coisas, é isso o que a Lua proporciona: variedade, não só nos interesses, mas nas emoções e sentimentos.

Em nosso mapa individual podemos observar a Lua de nascimento. Cada um de nós nasce com a Lua em um signo, grau e casa específicos e a análise desse conjunto fornece informações quanto as nossas necessidades mais básicas, de como reagimos emocionalmente às situações, como sentimos, como nutrimos, com o que nos impressionamos, sobre nossa infância, etc. - a mãe e o tipo de relação que mantemos com ela também são indicados pela Lua.

Já a Lua em trânsito proporciona antes um efeito genérico para todas as pessoas. Porém, como cada um possui um mapa, o signo por onde a Lua transita pode estar na casa três de um, na casa oito de outro... isso faz a diferença.

O mapa natal tem doze casas, portanto doze áreas de experiências. Se a Lua hoje estiver em Gêmeos "todos" estarão mais mentais, mais curiosos, e de uma forma ou de outra mais voltados para a comunicação. Mas se Gêmeos está na casa cinco de uma pessoa, seus sentimentos e consequentemente seus pensamentos, estarão voltados para os contatos intelectuais que proporcionem prazer ou que favoreçam sua expressão criativa. Essa pessoa poderá querer conversar mais com os filhos, ou mesmo ensiná-los alguma coisa. No plano amoroso poderá sentir necessidade de conversar sobre seus sentimentos com o parceiro e de namorar. Uma outra pessoa, que tenha Gêmeos na casa 8, por exemplo, poderá ficar preocupada com o curso que sua vida vêm seguindo, sentindo-se invadida por pensamentos pessimistas e atemorizantes - o que a levará a pensar em transformar-se. Sua curiosidade estará mais aguçada e talvez inicie ou retome a leitura de seus livros sobre ocultismo.

Existem inúmeras possibilidades de interpretação e há muito o que falar e escrever sobre a Lua. Livros e livros são e ainda serão escritos sem que o assunto se esgote.

Josana Camilo
© É expressamente proibida a cópia, reprodução e divulgação do material exposto, através de qualquer meio, sem a autorização por escrito da autora.