As 12 Casas Astrológicas

As casas astrológicas resultam da divisão do mapa natal em doze partes (que não são necessariamente iguais).

A primeira casa é iniciada pelo Ascendente e termina exatamente onde tem início a casa seguinte (a casa 2); a sequência das casas se dá no sentido antihorário.

As casas representam setores ou áreas de experiências possíveis ao indivíduo. Tudo o que é vivido, pensado, obtido, imaginado, etc., está relacionado à uma das 12 casas.

Casa 1

Início da casa 1 = Ascendente
Eu. Personalidade. Corpo físico, aparência. Como a pessoa é vista pelos demais.
Analogia com o signo de Áries
Frase chave: EU SOU

Casa 2

Todos os tipos de valores do indivíduo (morais, espirituais, filósóficos, materiais, etc.) Dons inatos. Como se ganha e como se gasta o dinheiro. Situação financeira.
Analogia com o signo de Touro
Frase chave: EU TENHO

Casa 3

Comunicação falada e escrita. Pensamento. Mente concreta. Aprendizado básico. Pequenas viagens. O cotidiano. Irmãos, primos e vizinhos. Todos os tipos de papéis, inclusive documentos. Automóveis. Vias de acesso. Tudo aquilo que comunica.
Analogia com o signo de Gêmeos
Frase chave: EU PENSO

Casa 4

Lar. Família (de origem ou atual). Ancestralidade. Atavismo (hereditariedade). Mãe. Passado. Pátria. Solo em que se está firmado. Bases psicológicas. Imóveis. Sentimentos. Vida emocional.
Analogia com o signo de Câncer
Frase chave: EU SINTO

Casa 5

Criatividade. Expressão e brilho pessoal. Amores. Romance. Namoro e noivado. Prazer, lazer. Alegria de viver. Filhos. Crianças. Especulações financeiras. Jogos e loterias.
Analogia com o signo de Leão
Frase chave: EU CRIO

Casa 6

Saúde. Doenças agudas. Hábitos. Rotina. Trabalho assalariado. Serviços prestados. Ambiente de trabalho. Empregados e funcionários. Deveres. Animais de estimação.
Analogia com o signo de Virgem
Frase chave: EU DISCRIMINO

Casa 7

O mundo externo. O(s) outro(s). O cônjuge. O sócio. As parcerias e os contratos. Relacionamentos de modo geral. Casamento. Divórcio. Inimigos declarados.
Analogia com o signo de Libra
Frase chave: EU ME RELACIONO

Casa 8

Os valores do outro. Regeneração, renasciemento. Sexo e impulsos sexuais. Morte e assuntos ligados a morte. Heranças. Dívidas. Restituições. Aposentadoria. Ocultismo. Cirurgias. A qualidade do sono.
Analogia com o signo de Escorpião
Frase chave: EU ME TRANFORMO

Casa 9

Aspirações e idealismo. Fé, religiosidade. Sacerdotes. O Mestre. O Juiz. Cerimônias. Leis. Mente abstrata. Estudo superior (faculdades, pós-graduações, mestrados). Concursos e vestibulares. Grandes viagens, viagens ao exterior. Ligações com o extrangeiro.
Analogia com o signo de Sagitário
Frase chave: EU ASPIRO

Casa 10

Metas. Direcionamento de vida. Profissão. Status. Abrangência social. Autoridade exercida. Figuras de autoridade. Patrão. A imagem que os outros tem da pessoa. O ponto mais alto que se pode alcançar na vida. Realizações. O pai.
Analogia com o signo de Capricórnio
Frase chave: EU ME PROJETO

Casa 11

Capacidade de Ter e fazer amigos. Amigos. Grupos. Clubes. Grêmios. Projetos. Projetos para o futuro. Idealismo e altruísmo. Fraternidade. Vida social. Interesses humanitários.Filhos adotivos.
Analogia com o signo de Aquário
Frase chave: EU PARTICIPO

Casa 12

Subconsciente. Carma. Prisões. Hospitais. Asilos. Instituições de caridade. Conventos. Lugares de isolamento. Isolamento e solidão. Clandestinidade. Perigos e inimigos ocultos. Medos e preocupações. Mundo astral. Misticismo, ligação com o mundo espiritual e espiritualidade. Dissolução. Aprendizado a nível emocional profundo.
Analogia com o signo de Peixes
Frase chave: EU ME ISOLO

Josana Camilo
© É expressamente proibida a cópia, reprodução e divulgação do material exposto, através de qualquer meio, sem a autorização por escrito da autora.