O material exposto foi desenvolvido por Josana Camilo e é parte do conteúdo da apostila dos cursos de astrologia ministrados pela autora

Aspectos

Natureza dos aspectos

É possivel ter melhor compreensão da natureza básica de um aspecto estudando sua relação com o Zodíaco Natural que origina, inclusive, mais uma classificação para os aspectos: ‘aspectos crescentes’ e ‘aspectos minguantes’ ou ‘decrescentes’ - que serão abordados em ‘desenvolvimento dos aspectos’.

Aspectos Maiores

Conjunção - Semelhante ao 'ponto vernal' - 0º de Áries - é um poderoso centro gerador de energia. Relaciona-se com os ‘inícios’ e com o nascimento da individualidade. A energia liberada pelos planetas em conjunção é utilizada na afirmação do “Eu”. É a semente que irá se desenvolver.

Sextil - Semelhante à relação Áries/Gêmeos e Áries/Aquário, o sextil é a relação do “Eu sou” de Áries com a inteligência e capacidade de aprender de Gêmeos e, de acordo com Aquário, com o desenvolvimento do sentido de cooperação e de participação e consequente obtenção de significado mais amplo da vida. É um aspecto que estimula a mente, o desenvolvimento da inteligência e os relacionamentos.

Quadratura - Semelhante à relação Áries/Câncer e Áries/Capricórnio, o “Eu sou” de Áries é confrontado com seu próprio e instável mundo interno, representado por Câncer e com as obrigações e solicitações sociais indicadas pelo signo de Capricórnio. Na quadratura a vontade imperiosa entra em conflito com necessidades e inseguranças gerando um imediatismo e teimosia nocivos, aprisionando toda ação do ‘eu’ aos sentimentos de bem ou mal estar e às necessidades de realização das ambições e obtenção de sucesso.

Trígono - Semelhante à relação Áries/Leão e Áries/Sagitário, o “Eu sou” de Áries tem a possibilidade de brilhar por si próprio ao ter livre acesso e expressão de seu poder criativo representado pelo signo de Leão e, de acordo com Sagitário, com o sentimento de liberdade para competência e criatividade a individualidade é expressa de forma livre e segura. O ‘eu’ que tudo pode é expansivo e tudo cria.

Oposição - Semelhante à relação Áries/Libra, o “Eu sou” de Áries entra em contato com o mundo externo e seus limites, representado por Libra. Sua liberdade de ação é tolhida pela consciência da existência de outras individualidades igualmente poderosas. Surge a consciência da existência das limitações. Na oposição o “Eu” só pode seguir em frente depois de entrar em acordo com o “outro”.

Aspectos Menores

Dos aspectos menores os mais importantes ou conhecidos são:

Semissextil - Chamado pela tradição de ‘inconjunto’ (não é utilizado na astrologia tradicional) é um aspecto fácil (ou positivo) e atua de forma mais fraca que o sextil. Aspecto de 30º (a metade do sextil), associa planetas localizados em elementos incompatíveis porém, suavizando as tensões e promovendo a possibilidade de utilização criativa e gerando novas possibilidades. Tem a natureza associada à relação Áries/Touro e Áries/Peixes, o ‘Eu’ tem acesso a seus dons e recursos (Touro) e precisa desenvolvê-los e utilizá-los e também pode servir-se de sua sensibilidade, intuição e conteúdos inconscientes (Peixes). Indica alguma facilidade, mas esta pode ser desperdiçada por dificuldade de lidar com a realidade (Touro) e a fantasia e ilusão (Peixes).

Semiquadratura - É um aspecto tenso (ou negativo) - de 45º (metade da quadratura). Indica tensão e resistência entre os elementos envolvidos. Sugere atenção, cuidado e esforço para conciliar as naturezas dos planetas ou pontos envolvidos. Não é forte como a quadratura, mas indica dificuldades para a realização de algo e requer atitude firme e decidida para que os resultados sejam obtidos. É um aspecto de esforço e persistência.

Sesquiquadratura - Semelhante à natureza da semiquadratura, é um aspecto de 135º (o dobro da quadratura) tenso (ou negativo) que irrita e provoca (também ocorre isso na semiquadratura).

Quincúncio - É um aspecto tenso (ou negativo) de 150º e, assim como o semissextil, é chamado de inconjunto pela tradição. No quincúcio os planetas se encontram em elementos incompatíveis gerando tensão e dificuldades. Possui a natureza Áries/Virgem e Áries/Escorpião. O ‘Eu’ precisa purificar-se e ajustar-se às necessidades de uma rotina produtiva, ao trabalho, bem como cuidar do bom funcionamento de seu organismo (Virgem) e, inevitavelmente, encarar a ralidade da finitude das coisas e passar por crises, transformações (em sua grande maioria dolorosas) e processos de morte física ou psicológica (Escorpião). É um aspecto que leva o indivíduo a encarar a necessidade de ajustar-se às experiências apontadas pelo aspecto. (É um aspecto geralmente relacionado à problemas de saúde e morte)

Quintil - É um aspecto considerado fácil (ou positivo), de 72º. Resulta da divisão da circunferência por 5 e está relacionado à criatividade e inventividade e, conforme estudos, à genialidade artística.

Biquintil - O dobro da medida do quintil, 144º, o biquintil também é um aspecto fácil (ou postivo) e expressa as mesmas características do quintil. Dons criativos e artísticos bem originais, que fazem a diferença.

 

Josana Camilo
© Esse texto possui direitos autorais e não deve ser copiado ou reproduzido para fins comerciais, mas se você deseja exibir em seu site ou blog citando a autoria e a fonte, apenas me envie um e-mail avisando. Livre para compartilhamento nas redes sociais.
 
Facebook Share Button