O material exposto foi desenvolvido por Josana Camilo e é parte do conteúdo da apostila dos cursos de astrologia ministrados pela autora.

Aspectos

Formação dos aspectos

Considerando dois planetas envolvidos, um aspecto é formado ou seja, realizado, necessariamente pelo planeta de movimento mais rápido. Este planeta se encontrará, em relação ao mais lento, ou em aspecto aplicativo (aumentando cada vez mais a proximidade do planeta mais lento) ou exato (quando exatamente no mesmo grau do planeta mais lento) ou separativo (quando se afastando do grau em que o planeta mais lento se encontra).

Para saber qual o planeta que realiza ou desfaz o aspecto com outro, do mais rápido ao mais lento :

Quanto mais lento o planeta, menos aspectos formará.
Plutão, por exemplo, não formará ele mesmo nenhum aspecto.

Exemplos:

 

Aspecto Aplicativo

A Lua, que é o planeta mais rápido, portanto o que forma ou desfaz este aspecto, já se encontra na orbe de conjunção. Mas como ainda precisaria ‘caminhar’ mais 12º até o grau ocupado pelo Sol para realizar o aspecto exato, diz-se que ela se ‘aplica’ (aproxima) ao Sol.

Aspecto Exato ou Partil

Os dois planetas ou luminares se encontram exatamente no mesmo grau.

 

Aspecto Separativo

A Lua, que é o planeta mais rápido, portanto o que forma ou desfaz o aspecto, se encontra a 22º. Como o Sol ocupa o 15º sabemos que a Lua já se separou (afastou) do grau exato da conjunção, e como ainda se encontra dentro da orbe permitida, o aspecto é de conjunção, além disso, é separativo.

 

Josana Camilo
© Esse texto possui direitos autorais e não deve ser copiado ou reproduzido para fins comerciais, mas se você deseja exibir em seu site ou blog citando a autoria e a fonte, apenas me envie um e-mail avisando. Livre para compartilhamento nas redes sociais.
 
Facebook Share Button