O material exposto foi desenvolvido por Josana Camilo e é parte do conteúdo da apostila dos cursos de astrologia ministrados pela autora

Aspectos

Aspectos de Declinação

Ao contrário dos aspectos zodiacais (que ocorrem na eclíptica) os aspectos de declinação ocorrem de acordo com a posição dos planetas (também medida em graus) ao norte e ao sul do Equador Celeste.

Paralelo e Contraparalelo

No paralelo, os planetas possuem a mesma declinação e encontram-se do mesmo lado (Norte ou Sul) da linha do Equador.

No contra-paralelo, os planetas possuem a mesma declinação mas encontram-se em lados opostos - um ao Norte e outro ao Sul do Equador Celeste.


Para ambos os aspectos costuma-se utilizar uma orbe de 1º a 2º

O ‘paralelo’ é interpretado como uma conjunção mais leve e o ‘contraparalelo’ como uma oposição mais leve.

A ideia na interpretação é que um aspecto zodiacal (conjunção, sextil, quadratura, etc) pode ser reforçado quando os planetas se encontram também em paralelo ou contraparalelo.

Para saber se dois planetas realizam aspectos de declinação basta verificar as efemérides e procurar as declinações dos planetas.

 

Josana Camilo
© Esse texto possui direitos autorais e não deve ser copiado ou reproduzido para fins comerciais, mas se você deseja exibir em seu site ou blog citando a autoria e a fonte, apenas me envie um e-mail avisando. Livre para compartilhamento nas redes sociais.
 
Facebook Share Button