Sol

O Sol, centro de nosso sistema planetário, tem cerca de 4,5 bilhões de anos e estima-se que irá sobreviver por mais 5 bilhões de anos. É uma estrela de quinta grandeza e se encontra sobre o braço de Orion, a 30.000 AL do centro galáctico (leva cerca de 280 milhões de anos para dar uma volta completa na Galáxia). Possui um diâmetro de 1.392.000 Km e está situado a uma distância aproximada de 150 milhões de quilômetros da Terra.

Seu corpo é composto de plasma (gás muito aquecido e ionizado) e em seu núcleo, com temperatura de 15.000.000 C e pressão 340 bilhões de vezes a pressão atmosférica da Terra (ao nível do mar), ocorrem as reações nucleares que geram a energia solar - a energia solar leva um milhão de anos para chegar à superfície.

A fotosfera, camada externa visível do Sol, possui 700 km de espessura e sua temperatura é de 6.000°C. É uma camada cheia de turbulências decorrentes das erupções energéticas. É nesta camada que ocorre o fenômeno das manchas solares (depressões escuras na fotosfera), que tem uma peridiocidade de 11 anos.

Acima da fotosfera estão a cromosfera e a coroa. Salvo quando da ocorrência de um eclipse total do Sol, essas duas camadas não são visíveis a olho nú; isso devido à luminosidade emitida pela fotosfera.

Na coroa solar, devido a temperatura na ordem de milhões de graus (apesar de ser a camada mais externa é mais quente que a cromosfera e a fotosfera), há contínua e violenta evaporação do gás que a compõem, dando origem ao "vento solar", que em contato com a atmosfera terrestre produz as auroras boreais e austrais.

Josana Camilo
© É expressamente proibida a cópia, reprodução e divulgação do material exposto, através de qualquer meio, sem a autorização por escrito da autora.